O livro mescla narrativas históricas com fotografia. É fruto de uma pesquisa de mais de 10 anos conduzida pelo autor Daniel Quindici e pela fotógrafa Kattiany Lima.
A obra sugere um passeio guiado pelas esculturas de São Paulo, como se estivéssemos percorrendo as ruas e bairros da cidade ao lado de um guia expert.
O livro "Monumentos de São Paulo: a história da cidade contada por suas obras" mescla narrativas históricas com fotografia. É fruto de uma pesquisa de mais de 10 anos conduzida pelo autor Daniel Quindici e pela fotógrafa Kattiany Lima.
A obra sugere um passeio guiado pelas esculturas de São Paulo, como se estivéssemos percorrendo as ruas e bairros da cidade ao lado de um guia expert que nos responde, com encantamento e embasamento, a curiosas perguntas como:
“Quais são os monumentos que são a cara de SP?; “por que e como essa escultura veio parar aqui?”; “de que materiais é feita?”; “por que certos monumentos padecem com o tempo enquanto outros continuam reverenciados?”; “o quê, afinal de contas, é um monumento?”; “uma árvore centenária do bairro do Sacomã, que assistiu pessoas a caminho do litoral se despedindo para sempre, pode ser considerada um monumento?”; “o que fazer com monumentos que retratam pessoas que oprimiram povos originários de nossa terra?”.
Essas perguntas e muitas outras são respondidas a cada página pelo autor, que traz a história dos monumentos da cidade de São Paulo do século 19 até a contemporaneidade; e pela fotógrafa, que registrou cada um desses monumentos sob sol e sob chuva. Essa fusão gerou um compilado impactante que, no fim, retrata não apenas os monumentos, mas a história da formação da cidade e a presença dos povos que fizeram de São Paulo sua terra provisória ou permanente.
“E se esses monumentos falassem?...”, o leitor poderia se perguntar. Pois no livro “Monumentos de São Paulo: a história da cidade contada por suas obras", esses monumentos falam. E muito.
“
Pois no livro “Monumentos de São Paulo: a história da cidade contada por suas obras", esses monumentos falam. E muito.
Gênero:
História / Artes
Páginas:
360
Formato:
16 x 23 cm